Gamificação: 3 motivos para começar a usar hoje mesmo na sua loja

Cansado de procurar soluções eficazes para gerar mais vendas no balcão da sua empresa? Não sabe mais o que fazer para promover mais competitividade saudável com seu time de vendas? Já  está cansado de depender somente de anúncios no google, facebook e instagram?

A gamificação pode ser uma ótima estratégia para gerar mais sincronia entre seus vendedores e complementar suas ações de metas. 

A estratégia de gamificação nada mais é do que uma técnica utilizada em jogos online para aumentar o engajamento do usuário. 

E em vendas ela pode ajudar a aumentar as conversões, competitividade e consequentemente o faturamento da sua empresa.
Quer entender como? Preparamos nesse conteúdo 3 grandes motivos para começar a usar hoje mesmo essa a estratégia de gamificação de vendas.

Como a gamificação pode ser aplicada em vendas?

Já pode-se ter uma base que apesar de compartilharem o mesmo nome a gamificação em vendas se diferencia da aplicação em jogos.

Com a gamificação de vendas existem elementos específicos que apesar de não serem regras, ajudam a direcionar e construir uma estratégia adequada para seu objetivo e meta a ser conquistada. São elas:

  • Leaderboard ou Ranking: um ranking digital que permite que os vendedores visualizem seus resultados e os dos seus colegas.
  • Feedback em tempo real: a equipe é constantemente atualizada em tempo real sobre seu progresso.
  • Missões: as missões são as metas que a equipe deve concluir. É essencial criar um conjunto variado de missões para envolver melhor o time no dia a dia.
  • Pontos/conquistas: sistema de pontuação para motivar mais os colaboradores e mostrar os rankings da empresa.
  • Recompensa: além dos habituais prêmios corporativos em dinheiro, com a Gamification é possível criar recompensas digitais, típicas do mundo do jogo, que visam a esfera psicológica do usuário.

Pensando nessa sequência de elementos e o que cada um significa cada um deles, agora vamos entender quais as vantagens dessa estratégia na sua loja. 

Vantagens de utiliza a estratégia de gamificação 

1. Melhora a motivação da equipe

O principal benefício da gamificação em vendas é a melhora do engajamento e da motivação da sua equipe. Essa estratégia faz com que a “corrida” atrás das metas se torne divertida e saudável. 

Os colaboradores se sentem estimulados em cumprir os objetivos para acumularem cada vez mais pontos e, no final, conquistarem a maior recompensa.

2. Promove o reconhecimento

A gamificação pode contribuir para que os colaboradores tenham um reconhecimento que muitas vezes não aconteceria devido à agilidade da rotina diária.

E claro, pode auxiliar no desenvolvimento de uma cultura de feedbacks, fazendo com que os membros do time tenham uma evolução profissional mais ágil e assertiva.

3. Cria um ambiente de trabalho envolvente 

Se bem estruturada e utilizada, a gamificação em vendas é capaz de contribuir para que o ambiente seja mais saudável, descontraído e animador.

E se você tem interesse em começar a implementar gamificação no seu negócio podemos te ajudar com uma plataforma intuitiva, dinâmica e de fácil acesso. Basta nos chamar que temos condições especiais te esperando!

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