
Quem não quer economizar energia elétrica, não é mesmo?
Além dos aumentos nas tarifas de energia nessa época do ano, a culpa da sua conta não diminuir é do sistema de bandeiras tarifárias, criado para repassar ao consumidor o custo mais alto com a geração de energia.
Como a maior parte da energia elétrica no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas, quando há seca e os reservatórios estão com nível baixo, o governo precisa acionar outras fontes. A principal é a térmica, a partir de combustíveis como petróleo e carvão, mais cara que a energia de fonte hídrica.
Mas afinal, como economizar na conta de energia elétrica?
A primeira coisa que vem à mente são aquelas instruções que ouvimos da nossa avó, como apagar a luz ao sair do cômodo e desligar eletrodomésticos da tomada, e sim, isso também funciona. Coloque sempre em prática!
No entanto, existem muitas outras práticas que podem tornar sua conta de energia mais barata e seu lar mais sustentável.
Continue lendo esse conteúdo para saber o que pode ser feito na sua casa para evitar o aumento da conta de energia elétrica no verão e poupar seu suado dinheiro ainda esse mês.
Troque as lâmpadas convencionais por LEDs
Se você ainda tem lâmpadas incandescentes em casa, passou da hora de mudar!

As lâmpadas de LED são seis vezes mais econômicas que as incandescentes e duas vezes mais econômicas que as eletrônicas, e não consomem o seu tempo de vida ao serem ligadas e desligadas constantemente.
Além de possuírem eficiência energética superior, ou seja, consomem menos energia para iluminar a mesma área, elas esquentam menos o ambiente, o que gera economia de energia também com o ar condicionado.
Na hora da compra a lâmpada de LED pode até ser mais cara, porém o custo-benefício a longo prazo sem dúvidas é muito maior!
Durante o dia aproveite a iluminação natural, deixe as cortinas e persianas abertas para a luz solar entrar pelas janelas, instale claraboias e fossos de luz.
E mais uma dica: tetos e paredes brancas ou claras refletem melhor a luz, diminuindo o gasto de energia para clarear um ambiente.
Retire os aparelhos na tomada
Os aparelhos ligados em stand-by (modo de espera) são ladrões silenciosos de energia.

A luz vermelha ou verde que fica acesa continuamente em alguns aparelhos eletroeletrônicos indica que o aparelho está em modo “stand-by”. Mesmo sem estar sendo utilizado, o aparelho está consumindo energia elétrica, o que pode representar 12% do consumo de uma casa. Para poupar, desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando.
Outra dica importante: Quando for viajar, tire todos os equipamentos das tomadas, exceto a geladeira, para manter os produtos perecíveis.
Atenção com o Ar Condicionado e Geladeira
Evite deixar as portas e as janelas abertas no local onde o ar condicionado estiver ligado. Mantenha os filtros limpos e use cortinas nas janelas para evitar o sol direto. Quando puder, use o ventilador ao invés do ar condicionado.

A porta da geladeira só deve ficar aberta o tempo necessário e não forre as prateleiras. Regule a temperatura interna de acordo com a quantidade de alimentos armazenados, quanto mais vazia, menor a necessidade de temperaturas tão baixas.
Nunca guarde os alimentos ainda quentes para não forçar o aparelho que acaba utilizando mais energia para equilibrar a temperatura interna.
Respeite a ventilação e espaços que o fabricante pede. Normalmente a geladeira deve ficar ao menos 10cm de distância da parede para evitar que o calor aumente na parte traseira, fazendo o motor trabalhar mais.
Cuide dos cabos e disjuntores
Ao escolher corretamente o cabo elétrico certo que será instalado, dá para economizar energia por muitos e muitos anos.

Um cabo com baixa espessura tem menor capacidade de suportar a corrente elétrica do que um maior. Quando a quantidade de corrente no cabo for superior a máxima, há um aquecimento desnecessário e um gasto superior de energia elétrica.
Os disjuntores são importantes para a segurança e economia de energia, eles não devem permitir a passagem de corrente elétrica maior do que os condutores aguentam.
Atenção com os vilões: Chuveiro e ferro elétrico
Algumas mudanças de hábitos reduzem o gasto de energia drasticamente, como tomar banhos mais curtos. Escolha a temperatura morna ou fria no verão, verificando as potências no seu chuveiro.
Também atente-se para os aparelhos com tecnologia que auxilia na economia de energia, esse tipo de investimento vale muito a pena.

Quando for passar as roupas, junte uma boa quantidade para passar de uma só vez e comece por aquelas que exigem menor temperatura. Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.
Extensões e benjamins
Usar muitas extensões e benjamins (os famosos “Ts”), não gera economia de energia e diminui significativamente a segurança elétrica da residência.

Para evitar essa sobrecarga, diminua o uso de outras tomadas que estejam ligadas no mesmo circuito da tomada em que você está usando.
Preste atenção a um possível superaquecimento da tomada usada com a extensão. Isso mostra a sobrecarga de energia elétrica que pode pegar fogo. Esses itens são indicados apenas para serem usados em aparelhos que consomem pouca energia.
Gostou das dicas? Que tal colocar em prática e começar a economizar na conta de energia ainda este mês? No Obra Show você encontra tudo em materiais elétricos e iluminação para sua casa. Clique aqui e confira!