
Conheça as principais ferramentas para montar o seu kit de ferramentas e evitar perrengues
Quem nunca passou por situações de ter que consertar algo na urgência? Precisou apertar um parafuso e acabou usando uma faca, ou precisava pregar um prego e acabou usando qualquer coisa para martelar menos um martelo!
Por essas e muitas outras situações que ter um kit de ferramentas é essencial.
Veja agora como montar o seu kit de ferramentas
Ter um kit de ferramentas vai tornar sua vida mais fácil, seja para conserto, manutenção, instalação, se aventurar aos fins de semanas com um projeto de faça você mesmo ou para o uso profissional.
Mas, você sabe quais ferramentas são indispensáveis para montar o seu kit de ferramentas?
O Obra Show separou uma lista das principais e mais essenciais ferramentas que devem estar à disposição para evitar qualquer tipo de preocupação na hora do conserto, manutenção ou instalação.
Martelo

O martelo é uma das ferramentas obrigatórias na hora de montar qualquer kit de ferramentas, ele pode ser utilizado para montar móveis, pendurar coisas, remover pregos, aplicar rebites, materiais metálicos, e muitas outras inúmeras possibilidades.
Alicate
Já o alicate é uma ferramenta extremamente multifuncional. Com ele você pode apertar porcas, dobrar metais, desencapar fios e isolar materiais durante instalações elétricas.

Chave de fenda

A chave de fenda é uma das ferramentas mais básicas para se ter, principalmente ao montar um móvel, apertar ou afrouxar parafusos.
O ideal é ter um kit de chaves de fendas já que você encontra em diversos modelos, mas se você quer um baixo investimento pelo menos uma chave de fenda média já quebra um galho.
Chave Philips
As chaves Philips são similares às chaves de fendas, elas também apertam ou afrouxam parafusos, mas para parafusos com fendas em formato de “X”.
Com diversos modelos, o ideal da chave Philips é também possuir um kit, mas para um baixo investimento uma média e uma menor já garantem sucesso.

Chave Combinada

A chave combinada pode ser utilizada principalmente para apertar porcas e até para algumas peças de encanamento, além de ser muito útil para manutenção de carro, bicicleta, entre outros.
Chave Inglesa
A chave inglesa por ter uma abertura regulável é muito versátil se adequando em várias situações principalmente em instalações hidráulicas.

Chave de teste

Falou de eletricidade a chave de teste é indispensável, pois é com ela que você verifica se há corrente elétrica passando por fios e tomadas.
Ao tocar o metal da chave de teste no fio e acender a lâmpada embutida na chave, cuidado, isso é um sinal que a corrente elétrica está ligada e você está correndo o risco de levar choque.
Nível
Ver um móvel ou um quadro torto não é nada agradável, para isso a ferramenta, nível é indispensável.
Com ele é possível nivelar persianas, estantes, móveis e o mais importante nossos queridos quadros, garantindo que tudo fique corretamente posicionado.

Trena

Imagine você comprar aquele móvel que você tanto queria e acabar não encaixando no espaço que você pensou em deixar ele. Para evitar esse tipo de complicação a trena é fundamental para tirar as medidas corretas.
Pode ser encontrado em madeira ou metal, o ideal é as que possuem travas para não perder a marcação. Atualmente, existem as trenas a laser que são uma excelente opção.
Parafusadeira / Furadeira
A parafusadeira e a furadeira são ferramentas que podem ser encontradas tanto separadas quanto em em um único equipamento com as duas funcionalidades.
A furadeira é muito prática para furar a parede e para pendurar objetos, como: prateleiras, quadros, entre outros, além de realizar manutenções ou instalações.
Já a parafusadeira garante agilidade e precisão na hora de parafusar e desparafusar. Com diversos modelos e calibres você pode encontrar facilmente a que se encaixe ao seu perfil, seja para pequenas aventuras e consertos, quanto para uso profissional.

Além das principais ferramentas que você precisa para montar o seu kit de ferramentas, separamos mais três dicas para o seu dia a dia.
Dicas para facilitar o dia a dia
- Mantenha pregos e parafusos separados por tamanho e em organizadores, serve até aquela vasilha de maionese ou margarina, assim será fácil encontrar quando precisar de um.
- A grana esta curta para montar o seu kit de ferramentas? Opte por peças universais ou que são utilizadas com mais frequência como martelo, chave de fenda e alicate.
- Tenha tudo em mãos, colocar todas as ferramentas dentro de uma maleta ou bolsa facilita na hora de fazer um conserto, manutenção ou instalação.

Que tal montar agora o seu kit de ferramentas? No Obra Show você encontra ferramentas elétricas, a bateria e as manuais, desde as recomendadas para seu kit básico até as ferramentas de uso profissional, clique no botão abaixo e confira!
Excelente matéria. Já vou começar a organizar meu kit de ferramentas.