
Saiba como escolher o tipo certo de caixa d’água aprendendo como calcular o tamanho certo de caixa d’água e os principais modelos de caixa d’água
Você já parou para prestar atenção quanto de água você utiliza no seu dia a dia? Geralmente lembramos quando ficamos com a caixa d’água vazia, é cada perrengue que passamos!
A realidade de sentirmos a falta de água aumenta a cada ano com os rodízios de fornecimento cada vez mais frequente.
Nesse cenário, em época de crise hídrica as caixas d’água salvam nosso dia a dia, já que elas armazenam uma quantidade de água para utilizarmos quando ficamos sem o fornecimento direto da rede de água e saneamento.
Por isso, a escolha da caixa d’água deve ser feita com muito cuidado e a seguir pontos essenciais para que a escolha seja certeira.
Neste artigo você vai entender e aprender todas as dicas que o Obra Show separou para você para escolher a caixa d’água ideal para sua construção.
Em primeiro lugar para a escolha da sua caixa d’água você deve saber:
Como calcular o tamanho certo de caixa d’água que você precisa
O primeiro ponto a ser considerado para o cálculo do tamanho da caixa d’água é o tempo de fornecimento de água que sua residência precise, caso ficar sem o fornecimento da rede de água e saneamento. O ideal é que ela tenha uma reserva para dois dias de abastecimento, mais do que dois dias pode ocorrer a proliferação de fungos e bactérias.
O segundo ponto é o número de pessoas na residência, quanto mais pessoas, maior a necessidade da reserva de água.
Em terceiro deve-se verificar o valor médio gasto em litro por pessoa no consumo diário de água. Em geral, no Brasil uma residência utiliza no mínimo 150 litros/pessoa, porém devido à possibilidade de crises hídricas e rodízios de abastecimento um cálculo mais seguro é de 200 litros/pessoa.
Com estas informações você já pode calcular a capacidade ideal para a sua caixa d’água seguindo a fórmula:
N° de pessoas x Litro por pessoa x dias de reserva = tamanho ideal
Imagine uma residência com três pessoas e os moradores desejam uma reserva de água de dois dias. O cálculo para a capacidade mínima necessária dessa residência seria:
3 x 150 (litros diários) x 2 = 900 litros
Neste exemplo, uma caixa d’água de 900 litros é o mínimo que essa família precisa como reserva para dois dias de abastecimento. Agora é só você calcular o tamanho certo de caixa d’água ideal para você.
Com o tamanho ideal de caixa d’água em mãos em seguida você deve verificar o tipo de caixa d’água é melhor para a sua realidade.
Como escolher o tipo certo de caixa d’água
No Brasil, ainda vemos muitas caixas d’água de fibrocimento, mesmo após serem proibidas de serem comercializadas por conterem amianto, uma substância com propriedades cancerígenas.

Então, se sua caixa d’água é desse material troque urgente, se você está construindo aproveite para conhecer todos os tipos e materiais de caixas d’água para fazer uma escolha certeira.
Os principais tipos e modelos de caixas d’água são a de polietileno, aço inoxidável e poliéster reforçado com fibra de vidro:

Caixas d’água de Polietileno
As caixas d’água de material de polietileno são feitas de um tipo de plástico com alta durabilidade, leve e flexível.
Por conta da superfície mais lisa a limpeza da caixa d’água se torna mais fácil.
Outra vantagem desse modelo é que ela é resistente aos raios ultravioletas e seu material é antibacteriano.
Caixas d’água Aço Inoxidável
Este modelo de caixas d’água de Aço inoxidável tem ainda mais durabilidade e como as caixas d’água de polietileno também são fáceis de limpar.
Outra vantagem é que ela consegue manter a água ainda mais fresca, além de ser mais bonita. A desvantagem desse modelo é que elas são mais caras.


Caixas d’água e poliéster reforçado com fibra de vidro
As caixas d’água e poliéster reforçado com fibra de vidro são muito utilizadas em casos que necessitam de grandes reservatórios de águas. Elas são feitas por placas modulares sendo montadas no local.
A desvantagem das caixas d’água e poliéster reforçado com fibra de vidro é que a fibra de vidro possui baixa resistência, dificultado a manutenção.
Agora que você já conhece os principais tipos de caixa d’água é só escolher a que melhor se encaixa no seu dia a dia, clique aqui e pesquise no site do Obra Show.